sábado, 8 de junho de 2019

Planejamento didático-pedagógico

O planejamento é a etapa mais importante quando se fala de desenvolvimento de estratégias que promovam a aprendizagem ativa. O empirismo, ou o planejamento das aulas minutos antes de entrar em sala de aula, realmente trazem resultados devastadores quando se trata de metodologias ativas.



Um e-book simples sobre o planejamento didático-pedagógico pode ser acessado <aqui>
Por favor, faça uma leitura rápida desse texto para nosso encontro presencial.

Com relação a utilização de metodologias ativas (ou estratégias que promovam a aprendizagem ativa), já foram identificadas barreiras que levam os professores a resistência natural em mudar. Os estudos realizados por Bonwell e Eison (1991),   sim.... já em 1991!!!  Identificam basicamente duas classes de resistências entre os professores:
- A resistência a mudança dos professores em geral
- A resistência ao uso de estratégias que promovam a aprendizagem ativa, em particular.

Na primeira classe de resistência (geral), foram identificados 6 principais barreiras entre os professores, as quais são:
1. A estabilidade do ambiente profissional em que o corpo docente trabalha.
2. O senso de definição profissional de um professor tende a resistir à mudança.
3. O círculo de feedback na sala de aula tende a ser estável (isto é, alunos e professores compartilham expectativas consistentes sobre o papel do outro na sala de aula). Paradigma existente.
4. Tentar algo novo desperta sentimentos inevitáveis ​​de desconforto ou ansiedade. Toda mudança é complicada.
5. O corpo docente pode se tornar auto-encantado ao palestrar e estar a frente de uma sala de aula.
6. Os professores veem poucos incentivos para mudar (isto é, desvio de métodos estabelecidos sugere riscos e oferece, relativamente, poucas recompensas)

Na segunda classe de resistências (a utilização de estratégias inovadoras), foram identificadas 4 barreiras fundamentais, as quais são:
1. Não se pode cobrir tanto conteúdo no tempo disponível. Um repensar do foco didático se faz necessário.
2. Criar estratégias que promovam a aprendizagem ativa necessitam de muita preparação antes da aula.
3. Grandes turmas impedem a implementação de tais estratégias.
4. Falta de materiais ou equipamentos necessários para apoiar a aprendizagem ativa.

Nossa missão, é tentar mitigar esses obstáculos e procurar incentivar os dirigentes a observarem determinadas ações necessárias que devem ser tomadas a fim de proporcionar um ambiente mais propício a mudanças.

Texto complementar sobre Metodologias Ativas (Active Learning): <texto>
Não deixe de lê-lo.

Bons estudos e Tchau!!
Abraços

Piva

Nenhum comentário:

Postar um comentário